Espaço Mirá, de Niterói, conduziu atividade em Piraí

Espaço Mirá, de Niterói, conduziu atividade em Piraí. Foto/Divulgaçaõ

Um grupo de ceramistas saiu de Niterói rumo a Piraí para participar da atividade “O fogo que nos une”. A missão era resgatar a prática ancestral da criação da cerâmica artesanal por meio da queima de buraco, ou técnica do “pit fire”.  A atividade foi promovida pelo Espaço Mirá, integrante da Junta Cerâmica de Niterói, com coordenação das artistas Maria Clara e Nina Alexandrisky. Essa é a terceira edição na cidade de Piraí do projeto O fogo que nos une, promovido pelo ateliê. 

As artistas do Espaço Mirá explicam que a queima de buraco envolve o enterro das peças no chão com combustíveis naturais, conectando ceramistas de maneira única aos elementos da natureza.  A experiência aconteceu nos últimos dias 2 e 3, no Sítio Monte Belo.

Ceramistas acompanham queima das peças. Foto/Divulgação

O projeto ofereceu um “workshop” e a queima tradicional das peças, reunindo ceramistas de Niterói e de Piraí. Ao final do encontro, as cerâmicasproduzidas na oficina foram reunidas para participar de uma exposição em Piraí, em outubro. As atividades do Mirá podem ser acompanhadas nas redes sociais através de @espacomira.rio.

Fonte: Renato Guima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *