Foto/Divulgação: Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (29/10), o Projeto de Lei 2.696/23, de autoria da deputada Elika Takimoto (PT), que cria a campanha de conscientização para o combate e prevenção de acidentes causados por raios. O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

De acordo com a proposta, o governo poderá criar alertas de previsão de raios, divulgar os pontos com maior chance de queda de raios, além de orientar e fiscalizar sobre a instalação e manutenção adequada de para-raios, com foco em edificações públicas e privadas. A campanha de conscientização também deverá abranger informações sobre medidas preventivas e cuidados a serem adotados durante tempestades elétricas.
“Em Niterói, por exemplo, tivemos 135 mil pessoas que ficaram sem energia por conta de descargas elétricas no ano passado. Na próxima década, a frequência de tempestades severas pode aumentar em 30%. O Brasil é campeão mundial de incidência de raios, com cerca de 78 milhões de descargas elétricas por ano e mais de 800 pessoas morreram, na última década, por conta de raios”, explicou Takimoto.
A deputada ainda destacou que as frequentes ondas de calor, devido ao aquecimento global, aumentaram substancialmente a incidência de tempestades com raios. “Durante a onda de calor, o tempo é seco e não chove. Mas depois dela, a condição fica muito favorável para tempestades. Temos notado um número muito grande de raios depois das ondas de calor”, complementou.
Fonte: Alerj
