Atlas

Foto/Divulgação

Publicado pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff), em parceria com o Senado Federal, o “Atlas histórico-econômico do Brasil no século XIX” acaba de ser anunciado como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Divulgação Científica. 

Organizado pelos historiadores Luiz Fernando Saraiva, Wagner Nabarro e Pérola Goldfeder, com a colaboração de 20 pesquisadores, o livro é resultado de um esforço coletivo para oferecer instrumentos atualizados e acessíveis ao ensino e à pesquisa sobre a história do Brasil. Com 156 páginas ilustradas por fotos, mapas, documentos históricos, gráficos e tabelas, a publicação abrange o período de 1780 a 1920, consolidando informações antes dispersas e lançando novas luzes sobre as transformações estruturais do país no século XIX.

Entre os temas abordados estão a demografia e o avanço territorial; a produção agropecuária, extrativista, mineradora, industrial e energética; as exportações; além das comunicações (Correios, telégrafos, telefone, imprensa) e os transportes, com ênfase no sistema ferroviário. O livro articula História e Geografia para apresentar, de forma visual e analítica, um retrato abrangente da economia e da sociedade brasileira em um momento-chave da formação nacional.

Na apresentação da obra, o senador Randolfe Rodrigues, presidente do Conselho Editorial do Senado Federal, ressalta a variedade de abordagens oferecidas: “As informações trazidas por Luiz Fernando Saraiva e os demais organizadores desta obra nos permitem falar a história em diferentes perspectivas, não importando se esses percursos foram pouco ou muito explorados pela historiografia brasileira. Em cada um dos mapas e estatísticas organizados pelos autores, podemos encontrar formas novas de compreender o nosso passado e de refletir sobre o Brasil contemporâneo.”

A indicação ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional reconhecimento da produção editorial no país, reforça a importância do Atlas histórico-econômico do Brasil no século XIX como uma referência para a divulgação científica e o ensino de história econômica.

As versões impressa e digital estão disponíveis para aquisição no site da Eduff: www.eduff.com.br.

Fonte: Comunicação da Eduff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *