
Foto/Divulgação
Ao todo, cerca de 80 feirantes participaram da feira, oferecendo uma variedade de produtos, desde frutas, legumes e laticínios a artesanato, flores e carnes. Tudo embalado pelo clima junino, com bandeirinhas, músicas típicas e, claro, comidas tradicionais das festas de São João. Entre as barracas, um dos destaques foi a do programa “É Dia de Feira”, da agricultura familiar de Itaboraí, que marcou presença distribuindo, de forma gratuita, alimentos típicos da época: milho verde, batata-doce, aipim, paçoca, bolos e cocadas.

Mais do que um evento pontual, o Arraiá buscou resgatar e valorizar a tradição da Feira Livre de Domingo, ao mesmo tempo em que fortaleceu a economia local, gerando oportunidades para os comerciantes e criando um espaço de convivência e alegria para toda a família.
“Esse evento representa um resgate importante da nossa tradição e uma grande oportunidade para os nossos feirantes. É muito bom ver a feira cheia, os feirantes animados e o povo prestigiando nossos produtos. A ideia é fortalecer cada vez mais esse espaço tão importante para a economia e a cultura local,” destacou o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira.
Para quem vive da feira, como o feirante Gabriel Santos, que há mais de 4 anos vende carne suína no local, o momento é de reconhecimento e otimismo.
“Tenho notado um grande crescimento nos últimos tempos. A feira vem melhorando bastante desde o início da atual gestão da Prefeitura. Graças a Deus, o movimento aumentou e a gente segue firme, trabalhando, porque o trabalho não pode parar”, afirmou Gabriel.
O sucesso da primeira edição do Arraiá reforça a proposta de manter viva essa tradição e criar novas oportunidades para os feirantes, além de proporcionar momentos de lazer para a população. A expectativa da SEMAGRI é de que a iniciativa passe a fazer parte do calendário oficial da Feira Livre, com novas edições ao longo dos anos.