OBMEP-Regional-3

OBMEP-Regiona - Foto/Divulgação: Ellan Lustosa

Durante evento, 134 estudantes foram premiados pelo bom desempenho na maior competição científica do país
Um dia repleto de emoções e de reconhecimento do trabalho bem feito. Nesta quinta-feira (4/9), no auditório do Colégio Notre Dame, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, estudantes da rede estadual de ensino foram premiados por terem se destacado na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Durante o evento de premiação regional, 134 alunos de 116 escolas estaduais receberam medalhas de prata e bronze nacionais e medalhas de ouro, prata e bronze estaduais.
 — Em todas as competições das quais participam, nossos alunos têm nos dado muito orgulho. Não foi diferente em mais este desafio da OBMEP. Isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um ensino público de qualidade, incentivando os estudantes a se inscreverem nestas ações, porque isso fará diferença na vida deles — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional, criado em 2005, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esta iniciativa tem como objetivo, dentre outros, estimular e promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
OBMEP-Regiona – Foto/Divulgação: Ellan Lustosa
— Pela segunda vez, conquistei a medalha de ouro, e é uma alegria estar entre os melhores, pois foi fruto de muito trabalho e dedicação. Quero seguir carreira na eletrônica, trabalhar com informática, e sei que a Matemática é fundamental para minha carreira — disse Emanuel de Almeida da Cunha, medalhista de ouro nacional e regional, representando a Escola Estadual Professor Alfredo Maurício Brum, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Durante o encontro, além dos 134 alunos da rede estadual que ganharam medalhas, 13 escolas foram premiadas pelo bom desempenho, e cinco professores receberam homenagens pela participação no resultado de seus alunos.
— É uma emoção muito grande, algo fantástico, que nos estimula a querer sempre mais. Sou novo, e essa conquista marca a minha vida. Gosto muito de matemática e pretendo seguir a carreira nesta área — ressaltou Pedro Possolo Rocha de Lima, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Júlio Salusse, de Nova Friburgo, na Região Serrana. O jovem ganhou medalha de ouro regional e prata nacional nesta edição da Olimpíada.
A competição reuniu mais de 18,5 milhões de participantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, em 99,9% dos municípios brasileiros.
— É um dia de consagração e também do reconhecimento do esforço de todos, não apenas do estudante, mas de sua família e da comunidade escolar. A equipe gestora e técnico-pedagógica faz a diferença na vida desses alunos. A escola é um espaço de acolhimento. E que essas medalhas sejam um incentivo para a jornada de cada um — destacou Rosana Mendes, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc-RJ.
Mais do que um reconhecimento, as medalhas abrem portas para o Ensino Superior, onde instituições como o IMPA-Tech, a Unicamp e a USP oferecem processos seletivos voltados a estudantes premiados em olimpíadas científicas, valorizando o desempenho e o potencial dos jovens medalhistas.
OBMEP-Regiona – Foto/Divulgação: Ellan Lustosa
— As olimpíadas são muito importantes para a formação dos alunos, principalmente porque usam a metodologia de resolução de problemas. Isso os leva a resolver diversas situações e, principalmente, correr atrás dos conhecimentos que serão preciosos para o desenvolvimento de seus projetos de vida — comentou Roberto César Pellegrino, professor de destaque, do Colégio Estadual Mendes de Moraes, da Ilha do Governador, e medalhista de ouro na edição 2024 da Olimpíada dos Professores de Matemática do Brasil.
A OBMEP vem se consolidando como uma forma de identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A ação cria um ambiente diferente e motivador nas escolas, com alunos tendo contato com questões interessantes e desafiadoras da Matemática.
— A participação expressiva dos nossos estudantes na Olimpíada é motivo de grande orgulho para toda a rede. Parabenizo os medalhistas e os que conquistaram menção honrosa, pois cada conquista representa dedicação e talento. Aos que ainda não alcançaram o resultado esperado, deixo meu incentivo: cada desafio enfrentado é um passo de aprendizado e crescimento — concluiu Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc.
Fonte: Seeduc-RJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *