
Foto/Divulgação: Fabio Guimarães
Seminário aconteceu na manhã desta terça-feira, no bairro Zé Garoto
Com cerca de 200 inscritos, o seminário “A Primeira Infância e o papel da rede de proteção na garantia de direitos e no cuidado integral” aconteceu na manhã desta terça-feira (9), na sede da OAB-São Gonçalo, no Zé Garoto. O encontro foi realizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Infância e Adolescência.
A mesa de abertura foi composta pela subsecretária de Proteção Social Básica e Especial, Daiana Izabel, representante do secretário de Assistência Social, Felippe Mattos; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Matheus Short; Isabel Clara, representante do subsecretário de Estado da Criança e do Adolescente, Arthur Souza; o vereador Alan Rodrigues, presidente da Comissão da Infância e Juventude do Legislativo; Laísa Cunha, representante do Serviço de Acolhimento Familiar de São Gonçalo; e Cristiane Pereira, coordenadora do projeto Neaca – Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente.
A subsecretária da Infância e Adolescência, Mariana Frizieiro, deu início ao seminário e destacou a importância da participação de todos.
“Fico muito feliz em ver esse auditório cheio de profissionais da rede, da saúde, da educação e diversos estudantes preocupados em debater o tema da primeira infância, que é urgente e necessário. O seminário tem o propósito de impulsionar a intersetorialidade nos atendimentos e nos casos que envolvem essa fase da vida, espero que seja um momento de enriquecimento para todos,” afirmou.
O seminário promoveu a discussão sobre políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, evidenciando os serviços existentes e a metodologia de abordagem associada à linha de cuidado destinada a este público no município. Além disso, deu ênfase ao quantitativo de negligências registradas ao longo dos anos para os profissionais da rede de proteção.

“É uma alegria participar desse evento para discutir a linha de cuidados com essa faixa etária. É muito importante que o poder público e a sociedade civil tenham o olhar atento e direcionado à primeira infância. Aqui, podemos fiscalizar o trabalho que está sendo realizado, refletir e também propor novas políticas públicas. Espero que possamos colocar em prática uma política mais equitativa e fortalecida,” disse o presidente do CMDCA de São Gonçalo, Matheus Short.
Durante o evento, o público pôde conferir a palestra “A Importância do Cuidado e da Valorização da Primeira Infância”, pela assistente social e psicóloga Marcela Dias. E, a assistente social Aline Peçanha palestrou sobre a “Negligência, Cuidados e Metodologia Pikler – Refletindo o Acolhimento em Famílias Acolhedoras”.
Ao final do seminário, todos os participantes debateram os temas abordados e receberam certificado.
Fonte: PMSG