aa918113-d371-4fc8-a751-883e370b25c6

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Seminário aconteceu na manhã desta terça-feira, no bairro Zé Garoto

 

Com cerca de 200 inscritos, o seminário “A Primeira Infância e o papel da rede de proteção na garantia de direitos e no cuidado integral” aconteceu na manhã desta terça-feira (9), na sede da OAB-São Gonçalo, no Zé Garoto. O encontro foi realizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria da Infância e Adolescência.

A mesa de abertura foi composta pela subsecretária de Proteção Social Básica e Especial, Daiana Izabel, representante do secretário de Assistência Social, Felippe Mattos; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Matheus Short; Isabel Clara, representante do subsecretário de Estado da Criança e do Adolescente, Arthur Souza; o vereador Alan Rodrigues, presidente da Comissão da Infância e Juventude do Legislativo; Laísa Cunha, representante do Serviço de Acolhimento Familiar de São Gonçalo; e Cristiane Pereira, coordenadora do projeto Neaca – Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

A subsecretária da Infância e Adolescência, Mariana Frizieiro, deu início ao seminário e destacou a importância da participação de todos.

“Fico muito feliz em ver esse auditório cheio de profissionais da rede, da saúde, da educação e diversos estudantes preocupados em debater o tema da primeira infância, que é urgente e necessário. O seminário tem o propósito de impulsionar a intersetorialidade nos atendimentos e nos casos que envolvem essa fase da vida, espero que seja um momento de enriquecimento para todos,” afirmou.

O seminário promoveu a discussão sobre políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, evidenciando os serviços existentes e a metodologia de abordagem associada à linha de cuidado destinada a este público no município. Além disso, deu ênfase ao quantitativo de negligências registradas ao longo dos anos para os profissionais da rede de proteção.

 

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

“É uma alegria participar desse evento para discutir a linha de cuidados com essa faixa etária. É muito importante que o poder público e a sociedade civil tenham o olhar atento e direcionado à primeira infância. Aqui, podemos fiscalizar o trabalho que está sendo realizado, refletir e também propor novas políticas públicas. Espero que possamos colocar em prática uma política mais equitativa e fortalecida,” disse o presidente do CMDCA de São Gonçalo, Matheus Short.

Durante o evento, o público pôde conferir a palestra “A Importância do Cuidado e da Valorização da Primeira Infância”, pela assistente social e psicóloga Marcela Dias. E, a assistente social Aline Peçanha palestrou sobre a “Negligência, Cuidados e Metodologia Pikler – Refletindo o Acolhimento em Famílias Acolhedoras”.

Ao final do seminário, todos os participantes debateram os temas abordados e receberam certificado.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *