Cul01

Foto/Divulgação: Redes Sociais

Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais reúne música, fé, gastronomia e cultura local em sua segunda edição no interior do RJ com shows gratuitos e programação para toda a família

O inverno de Carmo, na Região Serrana do Rio, vai ficar mais quente entre os dias 16 e 20 de julho com a edição 2025 do FIGPOR – Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais, que acontece na Praça Getúlio Vargas. Gratuito e ao ar livre, o evento vai movimentar a cidade com uma programação que mistura grandes shows, cultura local, fé e os sabores do interior.

A mistura musical é boa e democrática. Tem sertanejo romântico com Felipe Araújo, nostalgia do funk com Buchecha, axé retrô com Ara Ketu, pagode com o grupo Clareou, e as releituras icônicas de Alex Cohen.

Para quem prefere música com mensagem espiritual, nomes como Adoração e Vida (com Walmir Alencar), Frei ZecaKaren KeldaniPadre Omar e o grupo Colo de Deus garantem momentos de fé e reflexão no palco principal.

Tenda Cultural, terá como abertura oficial teremos uma oficina de gastronomia para as merendeiras do município de Carmo, com tema “Cozinha sem desperdício” da palestrante Regina Tchelly, o restante da programação ainda a ser divulgada, com apresentações paralelas que valorizam e celebram os fazedores da cultura local.

E o FIGPOR não é só música. O festival é uma vitrine dos sabores do interior. Entre um show e outro, o público poderá circular pela Feira do Produtor Rural, com cachaças, queijos, cafés, doces e embutidos artesanais direto da roça. A Praça Gastronômica também oferece uma seleção de pratos típicos, petiscos e bebidas para todos os gostos — com estrutura confortável para comer bem e curtir sem pressa.

Outro destaque da programação são as homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Todos os dias, haverá missas às 18h.

A programação também inclui atrações infantis, como a apresentação do grupo TurmaTube, além de oficinas, feira de artesanato, roda de capoeira, grupo folclórico e o tradicional parque de diversões — funcionando a partir das 17h. É programa para toda a família, sem precisar colocar a mão no bolso.

Além do entretenimento, o festival deixa um legado. Com pouco menos de 20 mil habitantes, Carmo se prepara para uma grande movimentação. A expectativa é que o FIGPOR 2025 receba entre 4 mil e 8 mil visitantes por dia. A previsão é de que o evento gere cerca de 400 empregos diretos e até 1.200 indiretos, movimentando o turismo, o comércio e a economia da cidade.

“O FIGPOR nasceu para valorizar o que o interior tem de melhor — da música à comida, da fé à arte. A gente acredita no poder transformador da cultura e do entretenimento, principalmente onde grandes eventos geralmente não chegam”, afirma Tayana Santos, CEO da LEP Produções.

Foto/Divulgação

O Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais – FIGPOR é uma realização da LEP Produções, com o apoio Institucional da Prefeitura do Carmo e o patrocínio oficial da empresa de energia Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a programação:

16/07 (quarta)

●     Festividades de Nossa Senhora do Carmo

●     Adoração e Vida (Walmir Alencar) 17/07 (quinta)

●     Colo de Deus

●     Felipe Araújo

●     Palestra e atrações culturais a partir das 16h

18/07 (sexta)

●     Karen Keldani

●     Alex Cohen

●     Buchecha

●     Concurso de dança a partir das 16h

19/07 (sábado)

●     Frei Zeca

●     Clareou

●     Capoeira e cultura popular a partir das 16h

20/07 (domingo)

●     Padre Omar

●     Ara Ketu

●     Banda União dos Artistas e atrações infantis a partir das 16h

E mais:

●     Feira do Produtor Rural

●     Praça Gastronômica

●     Feira de Artesanato

●     Parque de Diversões

●     Atividades paralelas

Saiba mais em: www.instagram.com/figpor

SERVIÇO

 FIGPOR – Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais

Data: 16 a 20 de julho

Local: Praça Getúlio Vargas, Carmo – RJ

Horário: a partir das 17h Entrada franca.

Fonte: Natálie Iggnacio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *