Foto/Divulgação Seeduc-RJ
A unidade escolar é reconhecida pelo bom desempenho em competições nacionais e internacionais
A equipe Rex Tech, formada por estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ficou em segundo lugar na etapa nacional do Torneio Brasil Robótica (TBR), realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Belo Horizonte. A competição é uma das principais do país na área e tem como objetivo estimular a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico entre crianças, jovens e adultos.

Desde 2022, a unidade escolar destaca-se pelo bom desempenho em competições nacionais e internacionais de robótica. A conquista mais recente veio do desenvolvimento de projetos científicos com foco em sustentabilidade, feitos pelos próprios alunos, para o tema ‘Tecnologia e Engenharia – Vida Terrestre’.
— Parabéns a esse tempo, que merece todo o reconhecimento por mais uma conquista. Costumo dizer que a robótica é inspirada, pois vai além das ciências exatas. Ela envolve criatividade, atenção e trabalho colaborativo. É um componente curricular que enriquece a qualidade do aprendizado — afirmou a segurança de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Para a diretora-geral da unidade, Adriana Igrejas, o projeto de robótica, implantado em 2021, é um sucesso e o prêmio consolida o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.
— A conquista de medalhas e troféus estimulantes alunos e professores. Eles se sentiram recompensados pelo comprometimento, renovaram a motivação e inspiraram outros colegas. O reconhecimento em diferentes níveis é gratificante. Hoje, nossa equipe já é conhecida nacionalmente como uma equipe forte — destacada a diretora.

Desde a implantação do projeto, a escola acumula sete conquistas na área, o que é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.
— É incrível porque, além de todo o conhecimento adquirido durante o torneio, a robótica nos prepara para a vida adulta, fortalecendo nossa autonomia e dedicação — contou Isis Peres, aluna da 2ª série do Ensino Médio, uma das premiadas na competição.
Reforçando a consolidação da Rex Tech como uma das principais equipes estudantis do país, o grupo também conquistou o terceiro lugar no Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL), realizado na semana passada, no Sesi Nova Iguaçu.
Saiba a importância da robótica no ambiente educacional
De acordo com especialistas, a robótica tem como objetivo principal transformar o aluno de espectador em protagonista do próprio aprendizado. Ao solucionar problemas concretos e visualizar suas ideias ganhando forma, o estudante aprende de maneira mais significativa.
— Investir nesse tipo de ensino é fundamental. A robótica envolve pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, soluções sustentáveis, exposição oral e programação. Além da evolução acadêmica, esses eixos estimulam o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e a iniciativa, competências essenciais tanto para os estudos quanto para o mercado de trabalho — explicou Adriana Igrejas, que está à frente da gestão da escola desde 2021.
Para a estudante Letícia de Oliveira, de 18 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, o contato com a robótica foi transformador.
— Foi uma experiência emocionante e mágica, que despertou em mim novas paixões, desafios e a vontade de ir sempre além — revelada.
O Torneio Brasil Robótica é uma competição de cunho educativo, científico e tecnológico, que desafia seus participantes a resolver problemas reais e propor soluções inovadoras. Além de estimular o empreendedorismo e o raciocínio lógico, o torneio promove o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade, preparando os jovens para os desafios do mundo do trabalho.
Fonte: Seeduc-RJ
