Foto/Divulgação - Pé de Fogo
Foi realizado neste domingo (09), o evento de encerramento do Desafio Outubro Rosa, do Pé de Fogo Corredores, próximo à praça dos Ex-Combatentes, no bairro Patronato
O grupo, que além da prática da corrida de rua, que agrega diversos integrantes, promoveu uma campanha durante todo o mês de outubro com o intuito de chamar atenção para os problemas de câncer de mama. Daí, seguiu com o desafio aos seus componentes de premiar com medalhas aqueles que mais se dedicassem à prática esportiva durante aquele mês.
O resultado foi importante tanto para o condicionamento físico quanto para o alerta aos problemas de saúde, especialmente à saúde da mulher e o desenvolvimento de doenças. “As atividades físicas contribuem para a melhoria da saúde”, disse Soninha, uma das corredoras que se lançou ao Desafio. “Teve corredores que chegaram a ultrapassar seus limites”, disse Charles Figueiredo. Mas não foram só as mulheres que aderiram à campanha, pois muitos homens também participaram de forma ativa e trabalharam rumo a uma maior conscientização sobre o problema.

A manhã foi marcada por uma corrida que contou com um percurso de cerca de quatro quilômetros pela rua Jaime Figueiredo. Este percurso fez parte do evento de encerramento e não teve vencedores, pois os verdadeiros campeões foram aqueles que se lançaram a um estilo de vida mais saudável através do esporte. Também ocorreu a entrega das medalhas e foi servido um café da manhã para todos os participantes.

Um dos pontos mais importantes do evento foi a palestra sobre câncer de mama com a mastologista Dra. Thereza Cypreste, que com todo seu talento falou para uma plateia de cerca de cem pessoas que participaram do evento e do Desafio. Naquela ocasião, ela destacou a importância do exame constante por parte das mulheres, desde exames em casa até os laboratoriais.

A Dra. Thereza destacou que os casos crescem a cada ano e que atingem adolescentes, mulheres grávidas, de meia idade e, principalmente, idosas acima de 70 anos. Inclusive ela destacou que a doença, em menor escala, atinge os homens também. Portanto, todos devemos nos manter alertas e atentos aos sinais que podem ser verificados através de autoexames e exames médicos, destacou a palestrante.

Outro momento importante foi a avaliação nutricional, com a Dra. Vânia Aguiar e a aferição de pressão e medição de glicose, para ver como anda o condicionamento dos corredores do Pé de Fogo. Integrando ainda as ações sociais do grupo, foi feita uma campanha pela doação de alimentos não perecíveis para serem doados ao projeto Juntos Mudando Vidas.

O balanço feito pelo presidente do grupo, Charles Figueiredo, foi de muito sucesso e de uma mensagem de cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, que acrescentou: “Estamos na quarta edição do Desafio. Um desafio que motiva, inspira. Começou com um pessoal lá de Pernambuco e, inclusive, nós fizemos também, fizemos esse intercâmbio com o pessoal de Pernambuco e trouxemos aqui esse desafio. É sucesso total e a galera fica o tempo todo pedindo outro, porque a galera quer se superar”.

Também merece registro a presença do deputado estadual Professor Josemar que é um entusiasta das corridas e das ações sociais referentes aos cuidados com a saúde e apoiador do Desafio, que falou: “Eles estão fazendo um trabalho de conscientização, no caso hoje do câncer de mama, mas também temos a conscientização de outros assuntos, de outros temas. E fica aqui mais uma valorização, porque eu acho que o Pé de Fogo é uma referência de que a corrida de rua precisa ser valorizada, não apenas em São Gonçalo, mas no estado do Rio de Janeiro”, concluiu ele.
Fonte: Ana Cláudia Gomes

