
Foto/Divulgação
Educação Popular como instrumento de transformação social: mandato de Sylvio Mauricio realiza evento e apresenta projetos para fortalecer cursinhos populares e comunidades em Niterói
O mandato do vereador Sylvio Mauricio (PT) realizou, nesta semana, o evento em celebração ao Dia do Educador Popular, reunindo estudantes, professores e lideranças comunitárias para homenagear quem faz da educação uma ferramenta de transformação social. Professor, educador popular e fundador de cursinho comunitário na cidade, Sylvio reafirmou o compromisso de levar para a Câmara a mesma luta que já construiu na base, fortalecendo a educação como maior arma contra as desigualdades.
A atividade integra um conjunto de medidas apresentadas pelo mandato em defesa da educação popular. Entre elas, estão:
- Projeto de Lei Nº 00330/2025 – Rede Municipal de Cursinhos Populares (RMCP), que busca integrar, fortalecer e ampliar os cursinhos populares da cidade como política pública de educação complementar, garantindo apoio financeiro, infraestrutura, transporte, alimentação e valorização dos educadores populares. A proposta prioriza jovens de baixa renda, negros, indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas, historicamente excluídos do acesso ao ensino superior.
- Projeto de Lei Nº 00238/2025 – Educação Popular para as Favelas, que propõe a valorização dos saberes ancestrais e populares presentes em comunidades quilombolas, indígenas, periféricas e tradicionais de Niterói, reconhecendo suas culturas e garantindo práticas pedagógicas inclusivas, interculturais e antirracistas.
Além disso, o mandato também apresentou a lei que institui 19 de setembro, aniversário de Paulo Freire, como Dia do Educador Popular em Niterói, reforçando o reconhecimento a quem faz da educação um ato de resistência e libertação.
“Sou educador popular antes de ser vereador. Sei a força que um cursinho tem na vida de quem sonha em ser a primeira pessoa da família a entrar na universidade. Reconhecer e apoiar esses espaços é democratizar o acesso à educação, valorizar os saberes das nossas comunidades e transformar realidades. A educação popular é a base para uma Niterói mais justa, plural e inclusiva”, destacou Sylvio Mauricio.
Com o evento e os projetos de lei, o mandato reafirma seu compromisso em fortalecer políticas públicas que garantam justiça social, acesso ao ensino e valorização das comunidades populares e tradicionais da cidade.
Fonte: Mariana Pache