
Foto/Divulgação:
Com a chegada da primavera, instituição programa atrações ao ar livre
A primavera está chegando e, para comemorar a chegada da nova estação em grande estilo, a casa da arte popular brasileira desenvolveu uma programação especial: Céu de Pipas no Museu do Pontal. Max Cardoso, bi-campeão mundial de pipas artísticas, comanda as atrações. Toda a programação da instituição é gratuita.
No sábado (20), às 16h, há Oficina de Cata-ventos. As crianças vão aprender a construir e brincar com suas próprias criações. No domingo, às 16h, participantes de todas as idades vão se dividir na Oficina de Pipas, aprendendo a criar e empinar. Nos dois dias, a exposição Jardim de Cata-ventos vai encantar os visitantes com modelos criativos e coloridos.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Confira a programação completa*
20 e 21/09 – Sábado e Domingo – Céu de pipas no Museu do Pontal
10h às 18h – Exposição Jardim de Cata-ventos
O bi-campeão mundial de pipas artísticas Max Cardoso vai expor diferentes tipos de cata-ventos pelos jardins do Museu do Pontal.
20/09 – Sábado
16h – Oficina de Cata-vento.
Max Cardoso, bi-campeão mundial de pipas artísticas, vai ensinar os pequenos a construir e brincar com seus próprios cata-ventos.
21/09 – Domingo
16h – Oficina de Pipas
Max Cardoso vai ensinar os participantes dessa oficina a confeccionarem e a empinar pipas com seguranças.

27/09 – Sábado
11h30 – Encontro Dançante com Dudu Garcia
Uma manhã de brincadeiras dançantes e ensinamento de danças da cultura popular brasileira, especialmente a ciranda de Tarituba. A atividade faz parte das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e é coordenada por Dudu Garcia, artista, pesquisador do folclore e brincante da cultura popular brasileira. Classificação livre. Sujeito a lotação.
16h – Contação de Histórias sobre Cosme e Damião
A sessão será conduzida pelo grupo de contadores Ujima.
28/09 – Domingo
15h30 – Piquenique Musical com Luis Carlinhos e banda
Clássicos da MPB, músicas autorais e do projeto infantil de Luis Carlinhos, Macatchula, são a trilha sonora deste evento, que convida os visitantes a ocuparem a área externa do Museu.
*A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos 45 minutos antes do início de cada atividade. Todos os eventos são sujeitos a lotação.

E ainda: Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação.
Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Os arte-educadores da instituição convidam os visitantes a uma viagem cultural, utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, no jardim do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, dez mostras estão em cartaz. Ratinho e seus monstros de barro, inaugurada em julho e que segue até setembro. Cobra Canoa – por Paulo Desana e Larissa Ye’Pa e Jair Gabriel – Imagens da Intuição, inauguradas em abril de 2025. Além das coletivas José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau; Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou!; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições.
Sobre o Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/
Fonte: Renata Magdaleno