Ft Luiz Carvalho

Foto/Divulgação: Luiz Carvalho

Alunos da rede municipal trabalham participação e disciplina

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que une luta, dança e música e traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Esta foi a atividade escolhida para o recreio dirigido do Ciep 438 Municipalizado Rubens Maurício da Silva Abreu, no Galo Branco, que conta com o trabalho voluntário da escola Abadá-Capoeira às segundas-feiras. A iniciativa busca reduzir conflitos e tornar o ambiente escolar mais acolhedor e participativo.

O recreio dirigido propõe atividades planejadas que estimulam a socialização, o respeito às regras, a cooperação e o desenvolvimento motor. A ideia é promover atividades divertidas e que prendam a atenção dos alunos, para que eles tenham menos tempo ociosos.

“A capoeira é um meio de trazer informações culturais para a escola, a gente traz a história de como começou a Capoeira e a história do Maculelê. Muitos ainda acham que a capoeira veio de fora, mas a gente explica que é de origem brasileira. A gente trabalha com a disciplina; caso o aluno esteja sendo indisciplinado na escola, ele não pode participar”, afirmou a representante da escola Abadá-Capoeira, Jacilene Aguiar.

A atividade foi bem aceita pelo aluno Miguel Ribeiro, de 12 anos, que sempre teve interesse por lutas. Ele conta que chegou a fazer Capoeira em outros locais, mas ter na escola, no horário do recreio, de forma gratuita, foi um grande incentivo.

 

Foto/Divulgação: Luiz Carvalho

“Eu estou achando muito legal e, sinceramente, não vou parar de fazer tão cedo. Eu já tinha feito Capoeira em outros lugares, mas aqui na escola foi o lugar que eu mais gostei, são muito atenciosos, eu tiro todas as minhas dúvidas. Com certeza não vou faltar mais as segundas”, disse.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *