baner03

Foto/Divulgação

Luís Falcão mostra que o republicanismo tem muito a dizer sobre o Brasil de hoje em novo livro lançado pela Eduff

Em um momento em que os discursos sobre democracia e república se multiplicam, muitas vezes esvaziados de sentido, o cientista político e professor da UFF Luís Falcão lança “Introdução ao Republicanismo” (Eduff, 20225). A obra convida o leitor para uma reflexão sobre os fundamentos de uma tradição política antiga que se opõe frontalmente a todas as formas de autoritarismo. O evento de lançamento, com noite de autógrafos, será em 18 de julho, a partir das 18h, na Blooks Livraria de Icaraí, em Niterói. 

Partindo de conceitos como liberdade, isonomia, império das leis, governo misto, virtude cívica e cidadania, Falcão apresenta uma introdução autoral ao pensamento republicano, traçando seu desenvolvimento desde a Antiguidade até os debates contemporâneos. Longe de simplificações ou modismos, o livro recupera uma perspectiva política que resiste a reducionismos e continua relevante para compreender os dilemas da vida pública no século XXI.

Sobre o autor

Luís Falcão é graduado em Ciências Sociais pela UFF e em Ciências Econômicas pela Uerj. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj (IESP-Uerj), é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFF), onde coordena o Laboratório de Estudos Republicanos (LER). Em 2022, foi professor visitante na Aix-Marseille Université, na França, onde lecionou teoria política moderna no Centre Aixois d’Études Romanes (CAER).

Pela Eduff, também publicou Algernon Sidney: um pensador republicano do século XVII (2019) e traduziu o livro Democracia – A invenção dos antigos e os usos dos modernos (2021), de Paolo Butti.

Fonte: Marcia Lomelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *