1 _Flora-Sussekind-e-Nuno-Ramos_008_Fabio Souza

Flora-Sussekind-e-Nuno-Ramos_Foto/Divulgação: Fabio Souza

Encontros com artistas e pensadores de diferentes áreas do conhecimento fazem parte de uma programação especial feita para a instalação “Anos-Luz”, de Bia Lessa, que celebra os 120 anos da Light

 

O MAM Rio segue iluminado pela temporada de sucesso da instalação “Anos-Luz”, concebida e dirigida pela multiartista Bia Lessa, em homenagem aos 120 anos da Light. A obra, que faz uma imersão sensorial e poética sobre tempo, memória e energia, é acompanhada pelo ciclo de debates “Conversas Anos-Luz”, que retorna neste mês de outubro, aos sábados, com a presença de artistas e pensadores de diferentes áreas do conhecimento.

 

Cada encontro traz uma dupla de convidados especiais, com mediação de Maria Borba, convidando o público a refletir sobre as relações entre luz e sombra, espaço e tempo, sob diferentes perspectivas. As conversas acontecem dentro do próprio espaço expositivo da instalação, proporcionando uma experiência íntima e integrada ao ambiente criado por Bia Lessa. As vagas são limitadas e a entrada é franca.

 

Confira a programação da próxima edição:

 

SÁB, 25 OUT — 16h

Conversas Anos-Luz: Luz Sombra, Luz Cor

Com Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind. Mediação: Maria Borba.

 

● Luiz Camillo Osório é professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPq e curador do Instituto PIPA. Foi curador do MAM Rio (2009–2015) e responsável por exposições como o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2015), Calder e a Arte Brasileira (2016) e o 35o Panorama da Arte Brasileira (2017). Autor de livros como Flavio de Carvalho (2000), Razões da crítica (2005) e Olhar à margem (2016).

 

● Felipe Sussekind é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2010), mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e bacharel em pintura pela UFRJ. Professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, coordena o Laboratório de Estudos Socioambientais e integra o Terranias – Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico. Realizou pesquisas sobre projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal e tem pós-doutorado em Filosofia e Questão Ambiental (PUC-Rio).

 

Sobre a instalação Anos-Luz

 

A instalação foi pensada especialmente para o espaço arquitetônico do MAM Rio, onde os diversos espaços imersivos de luz e elementos da expografia estão conectados por linhas elásticas que simulam fios da rede elétrica e vibram, representando as conexões ou ligações. São 1.845 m2 de área ocupada pela instalação, usando 65 mil metros de elástico branco, 42 projetores e uma obra inédita do artista plástico, escritor e professor carioca Milton Machado, medindo 18 metros de comprimento e 7 metros de largura. Parte da instalação também ocupa a área externa do museu, no pilotis.

 

Anos Luz – Montagem – Foto/Divulgação: Fabio Souza

O termo ano-luz, que serve como título da mostra, é uma unidade de comprimento usada para expressar distâncias astronômicas, e é equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros (9,46×1012 km). Um ano-luz é a distância que a luz viaja no vácuo em um ano juliano (365,25 dias). Uma medida que impõe um limite rígido, do que não pode ser observado.

 

A exposição Anos-Luz tem realização do Rio Memórias e é patrocinada pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO:

Temporada da exposição: até 16 de novembro

MAM RIO

End: Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Tel: (21) 3883-5600

Site https://www.mam.rio

Instagram: @mam.rio

O MAM Rio não tem cobrança de ingressos; a entrada é gratuita para todos os

públicos.

Horários de visitação:

Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual

Fonte: Carlos Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *