89d13403-73bb-466d-b440-322cc0f0c261

Daiana Garbin e Tiago Leifert, idealizadores e fundadores da Campanha De Olho nos Olhinhos. Foto/Divulgação: Danilo Borges

Ação ocorre a partir de 12 de setembro em redes sociais, televisão, cinemas, rádios, hospitais, praças, parques, shoppings, óticas, farmácias, embalagens de fraldas, ônibus envelopados, telas de edifícios residenciais e comerciais, aeroportos, abrigos de ônibus e metrô; campanha terá apoio da International Society of Ocular Oncology (ISOO) e da Childhood Cancer International (CCI)

São Paulo, 03 de setembro de 2025: A campanha que começou em um pequeno evento no Parque do Ibirapuera, há três anos, cresceu e impactou mais de 150 milhões de brasileiros no ano passado. Inicialmente, o que foi idealizado para ser uma ação de conscientização em um dia de setembro, agora se tornou um trabalho diário de uma ONG que ajuda famílias por todo o Brasil. 

Tudo começou com um chocante diagnóstico que mudou para sempre a vida de Daiana, Tiago e Lua Leifert. Aos 11 meses, a pequena Lua iniciou o tratamento contra o RETINOBLASTOMA, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. A família demorou demais para procurar ajuda por pura falta de informação, como conta Daiana: “Nós nunca tínhamos ouvido falar da doença e nunca passou pela nossa cabeça que aqueles sinais que víamos eram importantes”.

Quem percebeu algo errado foi o pai, Tiago, que relembra: “Eu via um reflexo branco no olho da Lua, mas só eu conseguia ver, ninguém reparava. Ela também estava estrábica, mas todo mundo me dizia que era normal em bebês. Até que um dia os olhinhos fizeram um movimento muito irregular e foi quando resolvemos ir atrás de ajuda”.

A doença de Lua já estava avançada e começou uma longa luta. “Ainda no início da nossa jornada na oncologia pediátrica, Tiago e eu decidimos revelar o diagnóstico publicamente para compartilhar com outras famílias as informações que nós gostaríamos de ter tido, para que elas conseguissem chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos”, conta Daiana. “A todo momento, em algum lugar do Brasil, tem uma criança com um retinoblastoma não-diagnosticado, escondido lá dentro do olhinho. Nossa missão de vida é encontrá-lo e fazer com que essa criança vença”, diz Tiago.

Para realizar o sonho de zerar óbitos de retinoblastoma no Brasil e conseguir melhorar o tempo de diagnóstico, o casal idealizou a campanha DE OLHO NOS OLHINHOS que neste ano terá duas frentes: conscientização da população e dias especiais de atendimento, com 88 eventos em todos os estados do Brasil. 

Campanha de conscientização 

Na parte de conscientização a campanha estará em praças, parques, shoppings, óticas, farmácias, embalagens de fraldas, ônibus envelopados, rádios, telas de edifícios residenciais e comerciais, aeroportos, abrigos de ônibus e metrô. Tiago, Daiana e o mascote Flash vão se transformar em desenho animado em novo vídeo de 30 segundos, criado pela agência Ogilvy e produzido pela Sailor e Jamute, que será veiculado nas redes sociais, televisão e nos cinemas. 

Mais de mil médicos, alunos de medicina, profissionais da saúde e voluntários por todo o Brasil estão organizando eventos regionais para conscientizar sobre a importância da saúde ocular na infância e explicar como identificar o retinoblastoma. Serão 49 eventos pelo Brasil que acontecerão no dia 13 setembro em parques, praças e shoppings. Os eventos de conscientização contarão com totens, personagens, explicações sobre o retinoblastoma, distribuição de cartilhas e brindes para as crianças. “Nossa campanha de conscientização tem ajudado mães, pais e responsáveis pelas crianças a identificar os primeiros sinais de retinoblastoma e correr contra o tempo para começar os tratamentos”, explicam os coordenadores médicos da campanha Dr. Luiz Fernando Teixeira e Dra. Carla Macedo. 

Dias especiais de atendimento

O lançamento da campanha será no dia 12 de setembro. Tiago e Daiana estarão presentes no GRAACC e em seguida na UNIFESP. O Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP realizará, pelo terceiro ano consecutivo, um dia especial de atendimento às crianças. Com o imenso apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), outros 37 hospitais e entidades pelo Brasil decidiram aderir à campanha. “Em diversos estados, teremos atendimento para crianças que já têm diagnóstico de doença oftalmológica e aguardam exames, cirurgias ou óculos”, explica a Presidente do CBO, Dra. Wilma Lelis Barboza. 

Apoio da comunidade médica

O diálogo com a comunidade médica é uma enorme preocupação da campanha. As maiores entidades médicas do país apoiam a DE OLHO NOS OLHINHOS: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital do GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, CONIACC – Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP). Neste ano a campanha recebeu apoio internacional com o suporte da International Society of Ocular Oncology (ISOO), da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP) e da Childhood Cancer International (CCI).

Atividades até o dia 12 de outubro

A Campanha segue até 12 de outubro com eventos em todo o Brasil e ações como o lançamento do aplicativo Meu GRAACC, em uma parceria com a Vockan. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa de tecnologia e entre as principais funcionalidades estão: agendamento de consultas e procedimentos, acesso a orientações sobre exames: preparo e cuidados antes da sua realização, como o tempo de jejum necessário para realizar o líquor; visualização de resultados de exames, agendamento de consultas. Inicialmente, o uso será destinado para os pacientes em tratamento de retinoblastoma e, posteriormente, será ampliado, gradualmente, para todos os atendidos do hospital. “Entendemos as necessidades de médicos e pacientes e desenvolvemos um aplicativo exclusivo e customizado para o GRAACC. Também queremos mostrar que empresas podem contribuir para boas causas a partir de seus saberes”, aponta Fabrício Oliveira, CEO da Vockan.

Além disso, um dos maiores festivais infantis do Brasil vai receber a campanha De Olho nos Olhinhos nos dias 3, 4 e 5 de outubro. O Kidz House Festival, em São Paulo, terá um stand da campanha com informações, médicos voluntários para orientar os pais e atividades lúdicas para as crianças. Daiana e Tiago Leifert estarão presentes no sábado às 15h.

Sobre o retinoblastoma

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum entre crianças de 0 a 5 anos. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, a parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho, o chamado retinoblastoma unilateral, ou nos dois olhos, retinoblastoma bilateral. Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente.  O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Apesar do grande alcance da campanha em 2024, Tiago e Daiana querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros de referência. No Hospital do GRAACC, referência no tratamento da doença, cerca de 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma ainda chegam muito graves, são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho. “Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”, alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.

Serviço:

Site da campanhawww.deolhonosolhinhos.org

  • 12 de setembro: lançamento da campanha no Graacc com presença do casal; e dia especial de atendimento de crianças na Unifesp.  
  • 13 de setembro: Campanha no shopping Plaza Sul com presença da jornalista Daiana Garbin. 
  • A partir de 13 de setembro: Mobilização nacional – Campanha De Olho nos Olhinhos 2025. Mais de 80 eventos pelo Brasil. 
  • 3, 4 e 5 de outubro. O Kidz House Festival, em São Paulo, terá um stand da campanha com informações, médicos voluntários para orientar os pais e atividades lúdicas para as crianças. Daiana e Tiago Leifert estarão presentes no sábado às 15h. 

Fonte: Gabriella Moura -Juliana Gattone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *