agu01

Águas do Rio - Foto/Divulgação

Evento no Teatro Nelson Rodrigues contou com painéis, homenagens, apresentações culturais e feira de empreendedorismo

Silvia Oliveira aprendeu cedo que costurar era mais do que unir tecidos; era uma forma de construir autonomia. Ao lado da mãe, transformou a costura e o artesanato em ferramentas de protagonismo para dezenas de mulheres da Barreira do Vasco, comunidade de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O que começou como um curso gratuito, com retalhos doados por fábricas da região, virou uma marca de moda, a Retalhos Cariocas, reconhecida por prêmios e até uma viagem à África, onde Silvia formou 20 mulheres artesãs e multiplicadoras em Cabo Verde. Agora, sua história foi um dos destaques da primeira edição carioca do Pacto das Pretas, que aconteceu nesta segunda-feira (21), no Teatro Nelson Rodrigues.

“Vejo o Pacto como uma oportunidade de apresentar meus produtos sustentáveis e despertar uma nova consciência sobre o consumo de moda, revelando a origem dos materiais e mostrando que minha arte transforma o que iria para o lixo em algo de valor e significado”, disse Silvia.

 

Silvia Oliveira – Foto/Divulgação

A presença de Silvia no evento é resultado direto do EmpreendAE, iniciativa da Águas do Rio que impulsiona pequenos negócios com oficinas de gestão, mentoria e capacitação técnica. Ao lado dele, o programa Respeito Dá o Tom também marcou presença no Pacto das Pretas, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão racial e de gênero. O fórum teve seu foco em empregabilidade, desenvolvimento de lideranças negras e a construção de uma cultura corporativa mais justa, visando ampliar as oportunidades para talentos de territórios periféricos.

Promovido pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, o evento, que já ocorreu três vezes fora do Rio, teve como tema “Mulheres negras na economia: oportunidades e desafios para a equidade no mercado”, e reuniu lideranças, especialistas e personalidades que debatera sobre inclusão no mercado de trabalho e nos espaços de decisão.

 

Feira no evento Pacto das Pretas – Foto/Divulgação

 

Um dos pontos altos da programação foi a feira de empreendedoras negras, que teve seu espaço no foyer do teatro, com uma exposição e muito networking. A Águas do Rio marcou presença com expositoras ligadas aos seus dois principais programas de impacto social.

Recomeço com estratégia e propósito
 

Após enfrentar desafios que a afastaram da linha de frente da Retalhos Carioca, Silvia reencontrou a sua essência criativa no curso oferecido pela concessionária. “O EmpreendAE me deu uma nova energia para continuar. Reestruturei meu negócio, defini metas e voltei a me conectar com o que realmente me move”, conta. “Hoje, sei que posso recomeçar com mais estratégia e propósito.”

Já Andressa Campos, moradora do Complexo do Chapadão, que abrange cinco bairros da Zona Norte do Rio, como Pavuna e Costa Barros, conseguiu profissionalizar o seu negócio a partir do EmpreendAE. Há 10 anos, ela comanda a Senhorita Chocolate, especializada em bolos e doces. Em 2023, ao participar do programa em sua comunidade, transformou sua trajetória empreendedora: ampliou a produção, contratou equipe e iniciou a construção de uma cozinha exclusiva para os pedidos.

 

Foto/Divulgação

 

“Aprendi o que é coffee break no programa, e hoje é meu principal produto”, afirma. A empreendedora viu na Feira uma oportunidade de conexão e para ampliar a sua rede de contatos, além de poder inspirar outras trajetórias femininas que, como a sua, enfrentam desafios e constroem negócios a partir das periferias.
 

Para a Águas do Rio, empresa controlada pelo Grupo Aegea, estar presente no encontro e ser uma das signatárias do Pacto representa uma atuação estratégica por mais equidade.

 

Foto/Divulgação: Isabel-Braga—Arquivo-Pessoal-

“Diversidade e inclusão não são apenas compromissos, mas pilares da nossa atuação. Ao apoiar o Pacto das Pretas, estamos fortalecendo redes que impulsionam mulheres negras e transformam territórios”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, organização sem fins lucrativos que tem o propósito de promover parcerias em dois eixos estratégicos: inclusão social e proteção ambiental.

Fonte: Bianca Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *