Foto/Divulgação: Marcos Santana
A LIGA SG (Liga Independente das Escolas de Samba, Blocos de Carnaval e Cultura Popular de São Gonçalo) realizou nesta quinta (20) uma feijoada e apresentou enredos de 17 escolas de samba de São Gonçalo.
O evento ocorreu no Centro Municipal de Tradições Nordestinas “Severo, Embaixador Nordestino”, que fica no bairro de Neves, e reuniu centenas de pessoas amantes do samba e do carnaval, além de representantes de escolas e blocos da cidade.
Tudo teve início às 12 horas e foi noite a dentro, finalizando as atividades por volta das 22 horas.
Além da feijoada, de muito samba, batuques, suor e cerveja, o evento, que teve apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, também promoveu uma campanha de doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade.
No decorrer do evento as escolas apresentaram seus ritmistas, baianas, passistas, coreografias, intérpretes, casais de mestre-sala e porta-bandeira, muito ritmo e empolgação em uma bela tarde do dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra.

A festa teve dois momentos de muita empolgação que contagiou a todos os presentes que foi a participação da Porto da Pedra e da convidada Imperatriz Leopoldinense, que já mostraram partes de seus preparativos para o carnaval do próximo ano.
De acordo com Tiago Daniel, diretor financeiro e de marketing da LIGA SG e um dos locutores, o “projeto parece que começou hoje com a feijoada, mas, na verdade, o projeto é de muito tempo. Nos reunimos no Teatro Municipal de São Gonçalo com 17 escolas e 25 blocos no dia 22 de maio de 2025, mas a ideia inicial existe há muito tempo. Trabalhamos com a Secretaria de Cultura de 2021 a 2024 e era um sonho antigo voltar com o carnaval de São Gonçalo”. Ele acrescentou que a “ideia da LIGA é mostrar que carnaval não acontece no desfile, carnaval acontece durante o ano” e o evento “trouxe alegria, samba, Porto da Pedra, a Imperatriz, 17 escolas. A gente está muito feliz com o que aconteceu aqui hoje, muito feliz”, completou.

Outro que participou ativamente do evento foi Hugo Jorge, que dividiu com Tiago Daniel a tarefa de ser um dos locutores desta grande festa do samba e do carnaval da cidade. Ele relatou que a programação do dia, na verdade, “começou há dois anos atrás com a iniciativa de a gente tentar retornar com o carnaval aqui na cidade”. Ele destacou que as escolas se reuniram e “tendo a participação de todas elas, nós resolvemos montar uma associação das escolas de samba”, que é a LIGA SG. Além disso, ele destacou que os enredos apresentados no evento são “cada um mais bonito do que o outro” e “dignificou muito a apresentação das escolas, junto ao segmento maior que é o carnaval aqui da nossa cidade. Valeu muito a participação de cada um, o empenho. O nosso parabéns a cada presidente das nossas agremiações, dos blocos carnavalescos que
também estiveram aqui com a gente. Nós fizemos esse resgate”, completou.
Por fim, o presidente da LIGA SG, Pitty de Menezes, também formado no samba gonçalense e atualmente intérprete da Imperatriz Leopoldinense, disse que foi “um grande dia para celebrar o carnaval, para celebrar a felicidade, a alegria do povo gonçalense que a gente sabe que já sofreu tanto, mas hoje o povo pode sorrir novamente”.

Pitty disse também: “a gente começa o carnaval, que nesse evento a gente começa a dar o grito de carnaval e iniciar os trabalhos para o carnaval 2026. O evento hoje foi leve, com muita alegria. Hoje a gente teve aqui grandes atrações, personalidades do carnaval de São Gonçalo, do carnaval do Brasil”. Além disso, disse que o evento “marca um grande encontro, um encontro de sambistas, um encontro de folião e celebra o carnaval de 2026. E se Deus quiser, se der tudo certo, a gente vai fazer o carnaval lá na Arena São Gonçalo, em frente ao Atacadão”, completou.

