Evento aconteceu no Aterro do Flamengo e celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Neste domingo, 14 de dezembro. As ruas do Rio de Janeiro se transformaram em verdadeiras pistas de atletismo, nas quais, mais de 16 mil corredores buscaram algo além que a vitória e cruzar a linha de chegada. Buscaram obter como prêmio uma sociedade mais inclusiva, igualitária e cidadã. A 4ª. edição da “Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos Rio – Ano IV” aconteceu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e reuniu 16 mil participantes, com e sem deficiência, em percursos que variavam entre 5km e 10km.

O evento celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) e encerra o ano das sete corridas organizadas pelo Instituto Olga Kos, sendo duas no Rio de Janeiro, duas em Brasília e três em São Paulo. “O Olga acredita que o esporte é agente transformador de realidades, promovendo não apenas a melhora nas condições de saúde e bem estar das pessoas, mas contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, plural e inclusiva”, observa Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.
Com o patrocínio master da Shell, a prova teve início às 6h30 em um local em que os cariocas conhecem bem: o aterro do Flamengo. Durante o trajeto, os corredores tiveram o privilégio de correrem em algumas das principais avenidas do Rio de Janeiro, fechadas exclusivamente para os corredores.

“Essas corridas vão muito além do esporte. Elas promovem o encontro dos cidadãos com a cidade e entre si, estimulam a empatia e reforçam que a inclusão é uma via de mão dupla”, reforça o presidente do Olga, que acrescenta: “Ao integrar pessoas com e sem deficiência em uma mesma prova, ajudamos a realizar uma verdadeira corrida sem barreiras tanto dentro do percurso, como fora dele”.
As inscrições para a 5º edição da “Corrida e Caminhada pela Inclusão – RJ 2026”, que acontece no dia 5 de abril, já estão abertas e podem ser feitas no portal da Ticket Sports. “Esperamos que em 2026, consigamos atrair mais corredores para a prova e, consequentemente, mais cidadãos para a causa das pessoas com deficiência”, finaliza Wolf Kos.

Sobre o Olga Rio
É uma instituição sem fins lucrativos e referência em inclusão. Chega ao Rio de Janeiro para nortear a elaboração de políticas públicas e ampliar as práticas inclusivas por meio de projetos nas áreas de esporte, artes e pesquisas. O objetivo é somar aos cariocas e levar adiante o desejo de ver um país cada vez mais inclusivo por meio de oportunidades que quebram barreiras sociais.
Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender crianças, jovens, adultos e 60+ com deficiência e abre oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhando a trajetória do participante e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).
Fonte: Instituto Olga Kos
